Intraespo

Intraespo

A imprensa acertou

Aqui reproduziremos o histórico de matérias e opinões bem fundamentadas sobre o esperanto ou mesmo matérias em tom neutro, que não agrida a história e a seriedade do esperanto. Entram no jogo colunas de jornais e revistas, artigos, crônicas, reportagens, tudo. Basta citar a palavra esperanto, mesmo não sendo ele o foco.
No caso de opiniões, é aceitável argumentos contrários, evidentemente. Mas nós vamos contra-argumentar.
As ocorrências serão classificadas em neutras, positivas e muito positivas. E podem ser desde uma simples citação até uma reportagem focada no tema.

Matérias muito positivas:
<Estamos aguardando>

Matérias positivas:

Primeiro registro na Revista Piauí:
Data: 16 de novembro
Onde: Revista Piauí
Empresa: Editora Abril
Contexto: Uma gostosa crônica intitulada Ne estas malmulte! Se não a paz, ao menos o amor, de Fábio Fujita, expõe a relação de um esperantista, Roger Gotardi, com o esperanto,  e simultâneamente algumas idéias básicas que mostram alguns aspectos da língua internacional, de forma correta.
Nossa tuitada para essa ocorrência:
Esperanto na Mídia
Ne estas malmulte! Se não a , ao menos o . Excelente crônica na Piauí apresenta o de forma
- Conferir em @esperanto_midia
Link para a crônica:
O que esperamos no futuro: Que a Revista Piauí dê espaço à cultura e à literatura esperantista.

Matérias neutras:

Consideremos a citação neutra do esperanto como um grande avanço. Não é melhor do que queremos da mídia, mas é muito melhor que a disseminação de mitos e informações equivocadas


Primeiro registro na Rede Globo:

Data: 15 de novembro de 2010
Onde: Jornal Nacional
Empresa: Rede Globo
Contexto: Ainda abordando o tema dos projetos de lei que incluem um enorme númerdo de matérias (optativas/obrigatórias), o esperanto foi não só citado, como uma escola onde o esperanto é ensinado foi apresentada, com alunos falando sobre o curso. A capa de um livro de esperanto apareceu claramente, servindo com uma propaganda insinuada. Um fato positivo foi a não inclusão do espeanto numa lista de matérias de matérias que na apresentação, ganhou tom um pouco depreciativo.
Nossa tuitada para essa ocorrência:
Saiu no JN: reportagem cita esperanto de forma respeitosamente neutra
e faz propaganda indireta de livro didático para o ensino da língua.
- Conferir em @esperanto_midia
O que esperamos no futuro: reportagens mais completas, talvez no Fantástico ou no Globo Reporter, com inclusão de depoimentos de quem entende a fundo de esperanto.